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Pesquisa
de Mercado

O Que

Fazemos

A Pesquisa de Mercado é um mecanismo de extrema importância para que haja um
alinhamento entre o produto oferecido pela empresa e a demanda do mercado consumidor.

Ao realizar o estudo acerca do mercado, possibilitamos à organização visualizar, além da
tendência local e global, um conhecimento aprofundado sobre o comportamento dos
consumidores. Portanto, geramos, para a organização, a oportunidade de se posicionar de forma estratégica e pontual de acordo com a realidade do ambiente.

Etapas do

Processo

1 .

Planejamento

Fase inicial do projeto, onde juntamente com o cliente, é realizada uma reunião diagnóstica que auxilia a estabelecer uma base fortemente fundamentada para o entendimento dos objetivos pelos quais o cliente buscou a Ibmex. Nesta etapa, também é realizada a Estrutura Analítica do Projeto, além da elaboração do escopo do projeto.

2 .

Análise Interna

Essa etapa consiste na apresentação inicial do propósito da pesquisa. A partir das expectativas do cliente, serão definidos o público-alvo a ser abordado e o objetivo da pesquisa, além da realização de uma Pesquisa Exploratória, que envolve a coleta de insights e informações relevantes para guiar o restante do projeto.

3 .

Definição da Natureza

Durante essa etapa, a equipe do projeto identificará a natureza da pesquisa, o que permitirá definir o formato das perguntas, a abordagem e o método de aplicação da Pesquisa de Mercado. Será realizado tanto uma pesquisa quantitativa, que fornece dados numéricos por meio de perguntas objetivas em formulários padronizados, quanto uma pesquisa qualitativa, que estuda os aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano.

4 .

Definição da Amostra

Durante essa etapa, o plano amostral de cada pesquisa será definido. O objetivo é identificar as pessoas a serem entrevistadas, garantindo um alto grau de precisão. A amostra é um subconjunto da população que será estudado para analisar características ou comportamentos. Em pesquisas qualitativas, o critério de seleção é o perfil do público-alvo, e não é necessário quantificar a amostra, pois é de natureza subjetiva. Por outro lado, em pesquisas quantitativas, são utilizados conceitos estatísticos para determinar o número representativo de pesquisas com base no universo disponível. O planejamento amostral envolve estágios como a definição da população, a determinação do tamanho da amostra e a execução do processo de amostragem.

5 .

Elaboração dos Instrumentos de Pesquisa

Essa etapa tem como objetivo identificar os instrumentos que serão utilizados na pesquisa e, posteriormente, estruturar a ferramenta escolhida para aplicá-la ao público. Assim, é realizado um questionário que visa garantir a uniformidade das respostas de modo a padronizar os resultados com dados confiáveis e estatísticos, e uma entrevista que segue um método para se obter informações sobre determinado assunto.

6 .

Aplicação da Pesquisa

Esta envolve a coleta de respostas e informações necessárias para o projeto. A identificação é feita por meio de questionários no Google Forms, aplicados online em plataformas como LinkedIn, Telegram, Facebook, presencialmente, por ligações ou e-mails. O questionário será direcionado ao público-alvo, definido pelo cliente e pela equipe do projeto. Será necessário obter uma amostra mínima de questionários respondidos, considerando uma margem de erro de 5% e um nível de confiança de 95%.

7 .

Tabulação dos dados

A tabulação permite que os dados coletados sejam reunidos e agrupados. Os resultados podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, comentários, destacando- se as informações mais relevantes, facilitando a interpretação. Ela é realizada através de perguntas abertas, fechadas e da elaboração do Power BI. Assim, a partir da plataforma, será possível evidenciar os dados adquiridos durante a pesquisa por meio de gráficos e tabelas, bem como mostrar relações entre respostas do formulário, facilitando o entendimento das informações adquiridas durante a pesquisa e otimizando possíveis tomadas de decisão.

8 .

Posicionamento

O Posicionamento reflete como o modelo de negócio do contratante irá se posicionar em relação ao mercado de atuação. Esta etapa é contemplada por metodologias e estudos, como a Análise SWOT, Forças de Porter, Persona e Mapa de Percepção, que irão compreender mais sobre a relação das características do futuro empreendimento com o comportamento de clientes e competidores daquele segmento.

9 .

Relatório Final

O relatório final consiste na análise da pesquisa a partir dos resultados observados. Nele, devem constar as respostas para os objetivos definidos no início da pesquisa, a partir da apresentação detalhada de suas descobertas. A análise de fatos e informações pode gerar excelentes insights para o negócio, como percepção de oportunidades, solução de problemas, ampliação de conhecimento, descobertas inesperadas, entre outros.

10 .

Documento Final

O Documento Final tem como principal objetivo resumir todas as entregas feitas pelo projeto. Desse modo, aborda cada uma das etapas desenvolvidas, seguidas de uma curta caracterização. Além disso, o documento também pode ser utilizado para fornecer insights extras obtidos ao longo do projeto.

Vantagens

• Conhecer o público-alvo;

• Identificar os concorrentes diretos e indiretos;

• Analisar as estratégias do negócio;

• Monitorar as mudanças do mercado;

• Auxílio no desenvolvimento de estratégias para se posicionar de maneira eficaz no mercado.

Tecnologias

Utilizadas

• Análise SWOT;

• 4P’s do Marketing;

• Power BI;

• Persona;

• 5 Forças de Porter;

• Mapa de Percepção.