O Que
Fazemos
O Gerenciamento de Processos é o produto ideal para empresários que buscam melhorar os processos da sua empresa. O produto consiste em diagnosticar, mapear e propor otimizações para possíveis gargalos nos processos da organização, a fim de auxiliá-la a atingir os seus objetivos de forma estratégica e eficaz.
Os processos da empresa são estudados e analisados criticamente para que seja possível descobrir pontos que devem ser reajustados a fim de tornar a organização mais funcional, na qual os recursos são canalizados em função da produtividade, tornando a empresa mais eficiente e competitiva.
Etapas do
Processo
1 .
Planejamento
Fase inicial do projeto, onde juntamente com o cliente, é realizada uma reunião diagnóstica, que auxilia a estabelecer uma base fortemente fundamentada para o entendimento dos objetivos pelo qual o cliente buscou a Ibmex. Nesta etapa também é realizado o vídeo de sensibilização da corporação, além da elaboração do escopo do projeto.
2 .
Desdobramento Estratégico
Nesta etapa acontece a coleta de dados através de entrevistas com os principais funcionários de cada processo a fim de entender a rotina da empresa. A partir disso, é elaborada a matriz de priorização dos processos além da cadeia de valor e do plano de ação do projeto.
3 .
Mapeamento de Processos
Nesta etapa são elaborados os fluxogramas AS-IS, os quais simbolizam a representação real dos processos da organização, incluindo os gargalos e ineficiências dos mesmos. Nesta etapa também, ocorre a elaboração e a primeira rodagem dos indicadores de cada processo.
4 .
Desenho de Processos
Nesta etapa são analisados os indicadores rodados, que auxiliam na elaboração do diagrama de Ishikawa (organização visual das causas dos gargalos dos processos), além da elaboração dos fluxogramas TO-BE que demonstram o cenário ideal para cada processo contendo as otimizações propostas pela Ibmex.
5 .
Implementação e Padronização
Nesta etapa são elaborados os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) que descrevem detalhadamente todas as otimizações propostas pela Ibmex.
6 .
Viabilidade RH
Etapa que analisa especificamente o setor de Recursos Humanos da empresa, realizando um estudo sobre os cargos, salários, bonificações e do processo seletivo da organização.
7 .
Monitoramento e Controle
Esta etapa analisa o desempenho das otimizações propostas através de uma segunda rodagem e análise dos indicadores.
8 .
Refinamento de Processos
Nesta etapa, a partir da análise da segunda rodagem de indicadores, caso os processos não estejam performando da forma esperada, os Fluxogramas TO-BE são reestruturados com novas proposições de otimizações e melhorias.
• Identificar e sanar gargalos nos processos
da sua empresa;
• Elevar o patamar competitivo da sua empresa
no mercado;
• Canalização de recursos da sua empresa em função
da produtividade;
• Preparar a sua empresa para atuar com estabilidade
durante os próximos 10 anos;
• Expandir seu negócio;
• Estruturar um novo projeto;
• Planejar a reestruturação de uma organização.
Tecnologias
Utilizadas
• Metodologia PCDA;
• Metodologia BPMN;
• Bizagi Modeler;
• Matriz de Priorização;
• Matriz GUT;
• Tabela GSR;
• Tabela 5W3H.